Linux para poetas

Tutoriais e dicas

como muitos sabem, ser usuária de Linux é mais uma das minhas singularidades. eu abri mão do windows em 2009, quando passei a usar Ubuntu. comecei com ele instalado junto com o windows, até ter certeza de que dava pra ficar sem ele. em três meses não usei a porcaria pra nada, então resolvi abandonar de vez.

o único software proprietário que eu usava era o Acrobat Professional para editar pdf, porque os livres não são muito bons para inserir ou deletar páginas em um pdf. mas nem esse uso mais. só me restou o skype, que foi comprado pela Microsoft, mas desse não tenho escapatória.

o Ubuntu é o mais amigável das distros do Linux (distro = distribuições). é o mais fácil de instalar e usar, o mais intuitivo. recomendo muito pra quem quer começar. mas tenho alguns amigos que são programadores ou usuários muito avançados de Linux com quem sempre converso, e um deles me convenceu a experimentar o Linux Mint, baseado em Debian, que eu testei e amei. assim, esse espaço é dedicado a reunir meus posts e dicas sobre minha experiência com Linux em geral e Mint em particular.

porque Linux?
eu tenho dois grandes mortivadores para ser usuária empolgada de Linux. um é técnico e outro é político. o técnico é a segurança do sistema e seus programas. Linux é mais estável, dá menos pau e muito dificilmente vai ter problemas com vírus.

o político é que eu trabalho por um mundo melhor onde, entre outras coisas, o conhecimento volte a ser livre. eu ministro oficinas de comunicação comunitária porque acredito que não sou proprietária do meu conhecimento, quanto mais gente souber usar e se apropriar dos meios de comunicação melhor será nossa sociedade. e nunca me faltou trabalho.

todo mundo que cria, programa e aperfeiçoa os softwares livres vivem do seu trabalho, são técnicos, professores, profissionais de TI que vivem do emprego que fazem da tecnologia que dominam, mas não se sentem donos exclusivos do conhecimento que lhes permite trabalhar. é num mundo assim que eu quero viver. é por isso que eu uso Linux.

Todos os meus posts sobre o assunto: aqui.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s