outono. depois de uma seca feroz que roeu a terra do meu estado como um monstro absurdamente faminto, começa a chover um pouco. não resolve mas traz alguma esperança. na minha cidade, depois de uma tarde sufocante sob 35ºC, a noite está fresca e encantadora, com uma garoa fina que cai insistentemente.

adoro ver a chuva de noite. fico absolutamente encantada com o halo dourado sob as lâmpadas nas ruas e a água que se ergue como um véu finíssimo revelado pelas luzes dos carros. há pouco desci para relaxar os tendões extenuados na redação e fumar um cigarro. não fosse o senso de dever a me despertar, teria permanecido minutos incontáveis contemplando a chuva, sentindo a brisa úmida do outono na minha cidade. mas ainda havia pontos pendentes na minha pauta e uma colega sozinha na redação. pena. acho que agora a chuva até já passou.

Porto Alegre é uma cidade encantadora. num primeiro olhar de turista é apens uma cidade latina com cara de emergente, relativamente limpa, relativamente simpática. e esse é exatamente um dos encantos dessa cidade: ela dispensa turistas apressados, interessados em fotografar monumentos, consumir produtos forçadamente típicos, beber, fumar maconha talvez, transar com alguém que nunca mais vai ver e voltar para o conforto das suas casas modernas.

essa é uma cidade para ser descoberta aos poucos. de encantos sutis e recantos que não estão nos guias de viagem. a chuva numa noite de princípios de outono enfeitando os postes de luz amarelada, por exemplo, é só minha. ou mais uma das ilusões de pertença que tenho que levar na mala para sentir que tenho raiz em algum lugar no mundo.

.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.

a noite fresca também está pedindo um romance. daqueles de adormecer em concha e beijar as costas nuas do meu lado ao acordar. (suspiro)

Deixe uma Resposta

