cada vez mais me convenço de que esse negócio de gostar de alguém traz em si aquilo que acaba com o gostar. é difícil não querer se apossar do outro, do objeto do seu gostar. mas todo mundo sabe que é exatamente a posse que acaba com tudo. gostar faz a gente fantasiar, crias expectativas, querer estar junto em todos os minutos, ser uma mosquinha para saber o que a criatura está fazendo quando não está conosco. tudo isso é destruição. agora que parece que me apaixonei de verdade de novo, lembro bem de ter sentido todas essas coisas há alguns anos. e de que foram exatamente elas que acabaram com um amor puro e tão lindamente incondicional.

preciso fazer desse poema abaixo um mantra, o mantra do amor desnecessário. preciso me convencer de que não quero ele só pra mim, que não quero ser dona de todos os seus pensamentos, preciso não esperar que ele faça todas as coisas que diz que vai fazer, não fantasiar com nosso próximo encontro (que concretamente pode nem acontecer), essas coisas tão difíceis para um coração apaixonado, mas que garantem sua sanidade nas horas em que tendemos a complicar tudo.

Desnecessários

Começou naquele sarau.
Tomou posse de mim como um homem o faria:
tranqüilo, decidido, audacioso, simples e total.
Bebemos, beijamos, bolinamos, brindamos ao caos.
Descobrimos que o fim não existe, e nos entregamos ao durante eterno.
Ontem, recitou poemas de Artaud, me disse que sou linda e fez sopa de amendoim.
Eu, levei os chocolates, e minha fome.
Mapeou em meu corpo os caminhos do paraíso, pediu pra lhe morder a nuca e
puxar seus cabelos, parou e me disse cálido: “- Acho que estou com piolhos.”
Em não me agradar, autêntico me conquista.
Em nada querer, inteira me possui.
Tem duas gatas brasinas e um apartamento bagunçado.
A mim, nada faz para que eu o ame.
Temos sido assim: um para o outro, deliciosamente desnecessários.

Elen Maribel de Oliveira
Poemas no Ônibus de Porto Alegre
Série 2002/2003

Deixe uma Resposta

