a seca é uma estação bem difícil de viver aqui no norte. a última chuvarada que caiu na cidade foi no feriado de 1º de maio, depois disso, caiu uma aguinha por uns cinco minutos tem umas três semanas, suficiente para baixar a poeira de algumas ruas. chamam ela de chuva do caju, porque geralmente acontece perto da florada dos cajueiros.

as ruas aqui estão marrons, cobertas de pó, uma poerinha fina que gruda em tudo e deixa os pés encardidos. e a umidade do ar vai lá pra baixo, é realmente muito ruim pra quem vem de uma terra onde as coisas são mais amenas. hoje o início da noite estava em 45%, Cuiabá está em 21%. enquanto isso, na minha terrinha deliciosamente fria, 81% é a umidade relativa do ar. pra quem não faz a mínima idéia do que isso significa, 21% de umidade é extremamente desconfortável, até mesmo a pele resseca. 45% é razoável, tomei banho há uns 50 minutos e meu cabelo já está completamente seco… aqui eu entendi mais ou menos o conceito de vidas secas, na falta da chuva, tudo parece árido.

e tem o fogo, que deixa tudo ainda mais seco e desagradável. eu estou há uma semana sem conseguir controlar a tosse e a falta de ar, certamente por causa da seca e da fumaça. tudo queima descontroladamente, inclusive áreas protegidas como o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, um dos mais conhecidos pontos turísticos do estado, onde estive há duas semanas. e a vida segue tentando resistir como pode a nossa ignorância ecocida.

pelas estradas onde ando, a coisa toda é muito complicada. mas, como a natureza sabe bem nos colocar no nosso lugar, de palmo a palmo, os ipês amarelos estão floridos. um alívio para nossos olhos empoeirados, um aviso radiante de que a vida permanecerá depois de nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s