sobre o ato de cuspir para cima

não é novidade para quem acompanha minha saga mato-grossense que detesto Cuiabá. a Cozinha do Inferno tem tudo que não gosto: trânsito caótico, calor de tachos vaporosos em permanente ebulição, atendimento sem cortesia nos serviços em geral, flanelinhas, ônibus lotado e batedor de carteira. todas as paranóias urbanóides doentes e estressantes de que me livrei ao trocar a encantadora e climaticamente agradável (na maior parte do ano…) Porto Alegre pela tropical-úmida Alta Floresta. sempre disse e repeti para quem quisesse ouvir que, ser mandada para Cuiabá, era castigo.

pois todo esse cuspe jogado para cima despreocupadamente ao longo de tantos meses acaba de cair inteiro e quente sobre o meu nariz. mudo para Cuiabá no início do ano que vem, seguindo o trabalho. o motivo, fora todas as desculpas do trabalho? manter a saúde meu ótimo momento profissional 850km mais próxima de Augusto. nenhum outro. tudo o mais poderia continuar fazendo daqui dessa cidade estranha e diferente que conquistou meu coração.

agora, tenho que limpar o rosto melado e pensar, além de Augusto, nos cinemas, bares, restaurantes, peças de teatro, universidade e toda a perfumaria urbana de que tanto gostava em Porto Alegre. e me esforçar para não pensar que Cuiabá não tem nem um quinto dos aromas da (eternamente) minha cidade. quem sabe não consigo compreender e experimentar a tal da ‘cuiabanidade’, para além da Mojica de Pintado e da plástica realmente linda de Sodré, Irigaray e outros?

ah, também vou trocar a Amazônia pelo Cerrado. e quem sabe finalmente como o tal do arroz com pequi, que a Juliana foi embora pra SumPaulo e não fez pra mim….

One response to “sobre o ato de cuspir para cima

  1. Pingback: sobre o ato de cuspir para cima II | venusemcrise

Deixe uma Resposta

