Campo Grande

bom, faz tempo que ando na rota entre Cuiabá Campo Grande, cidade onde vive meu lindo amor, mas ainda não falei nada de minhas impressões sobre ela. bem, eu sempre digo que, se é pra viver em uma capital, prefiro a minha doce e charmosa Porto Alegre – se bem que nas últimas férias me convenci de que seria interessantíssimo morar no interior do Rio Grande do Sul, muito mais do que na Capital.

ora, Campo Grande, apesar de capital, é uma grande cidade do interior. capital de um Estado que vive da pecuária e outras coisas agrícolas, aqui parece ser um lugar cheio de casas onde as pessoas não moram de fato, mas passam finais de semana ou alguns dias no mês. a cidade parece aos meus olhos calma e bem organizada, se bem que cheia de caminhonetonas de agroboys. já conheço um pouco das ruas, já me viro bem sozinha nos caminhos dos arredores do bairro onde moramos e no centro da cidade. toda a vez que que estou aqui está fresco e agradável, ou verdadeiramente frio como em maio e nesses últimos dias, o que me deixa bastante feliz: é muito mais agradável do que a Cozinha.

tem um posto de gasolina fora do eixo movimentado da cidade que nos finais de semanas reúne motoqueiros de harley e derivadas e toca umas bandas de rock excelentes, que em fazem sentir muito porto-alegrense. há um cinema de rua sobrevivente – talvez porque a cidade tem apenas um shopping center – com entradas baratíssimas que animam qualquer criatura, apesar de lamentavelmente não ter cinema não-blockbuster aqui. já fui em um restaurante delicioso que serve massas, vinhos e cerveja de trigo e me senti muito porto-alegrense lá também (exceto pela rádio popular ligada nada a ver com o clima de taberna).

gosto de tomar chimarrão nos finais de semana num parque chamado Parque das Nações, em parcão de cidade grande, mas agradável e tranqüilo. isso sem falar na profusão inacreditável de sobarias e outras casas de comida japa/china – a cidade tem muitos, mas muitos imigrantes orientais. quando estou aqui sempre vamos comer na feira de artesanato que tem uma praça de alimentação gostosa e quinquilharias interessantes, além de umas lojinhas de roupas de algodão que me deixaram bem contente.

a cidade tem um fator de adaptação que torna Cuiabá cada vez mais difícil de suportar. lá tenho em um quarto+sala aconchegante e relativamente fresco, ao qual consegui dar um toque bastante pessoal de casa. mas estou sozinha. me sinto completamente sozinha e desanimada lá. não tenho vontade de conhecer a cidade, de passear, de ir aos lugares, curtir a cena cultural. não sei dirigir, não tenho carro, táxi custa caro, ônibus tem bastante e até funciona bem, mas não anima pra passear. aqui em Campo Grande, onde estou passando a semana, tenho uma casa, com cara e cheiro de lar e um noivo apaixonado. pratico as doces tarefas de esposa, cozinho, penso na decoração, compro futilidades domésticas. tenho Augusto chegando em casa do trabalho com pão e carinho, pronto para um chimarrão com novela. eu fico trabalhando em casa e é incrível o quanto rende trabalhar quieta e concentrada aqui.

sinto que vivo um momento de provação, em que tenho que ter paciência e lucidez para não jogar fora nenhuma das duas maiores alegrias da minha vida nos últimos anos: meu amor e meu trabalho. o crescimento profissional que tive em Mato Grosso jamais teria em tão pouco tempo no Sul. infelizmente há uma divisa estadual entre essas duas coisas que está difícil de transpor, e muitas vezes isso me angustia de forma assustadora – especialmente nos dias que antecedem a menstruação, quando tudo fica maior e mais intenso. como agora.

bem, ainda acho Porto Alegre a melhor opção para se viver bem e ser feliz e não achei cidade à altura, mas sinto que quando conseguir vir para cá em definitivo terei uma vida tranqüila e agradável aqui em Campo Grande. por um tempo.

Deixe uma Resposta

