Just a matter of adjustment

toda cidade nova tem seus desafios. essa não vai ser diferente. mas, especialmente depois de um ano de Sul Maravilha, ajustar-se a esta parece que vai me exigir alguma paciência. quer ver?

ainda não achei um guia telefônico de serviços que preste na internet. os que o google me mostrou até agora não prestam, não são completos, atualizados, rápidos e intuitivos. e eu não sei usar internet não intuitiva.

a empresa que contratamos para fazer nosso novo guarda-roupas sob medida quer me tirar do sério. era pra ter montado os dois, o nosso e do do moleque, na segunda semana de fevereiro, até agora só tem um pronto, prometeram pra sábado, não vieram e hoje me disseram que queriam vir as 17h. no dia do meu aniversário?! pô!! enquanto isso, 95% das minhas roupas estão dentro de malas desde dezembro.

os ônibus são uma grande porcaria. os que passam aqui perto de casa pelo menos. sem ar condicionado em uma cidade que sabe ser bem quente; ainda não peguei nenhum que estivesse limpo; barulhentos demais, parecem uma lata velha que vai se desmontar a qualquer instante; e num final de semana eu já peguei um ônibus sem o cobrador, o pobre motorista tem que administrar o troco, o trânsito e o calor. o passe é caro demais pro serviço que presta: R$ 2,50.

e semana passada ouvi a notícia de que as empresas vão parar de aceitar passe em dinheiro por causa do grande número de assaltos aos ônibus. passe agora, só eletrônico. em vez de investir em segurança, é melhor inviabilizar o transporte público para quem não é da cidade. e me cheira a redução de despesas demitindo os cobradores em breve, pra que eles serão necessários se não precisam dar troco? só tem duas coisas boas até agora no sistema de transporte público daqui: reabastecer o cartão eletrônico pela internet, que ainda não testei e espero não me decepcionar; e poder checar os horários e itinerários na internet.

outra coisa ruim: não tem nenhuma praça pública ou parque no meu bairro. caminhadas, chimarrão, esporte ao ar livre só não estão inviabilizados porque tem um ginásio de esportes de uma escola aqui do lado de casa. mas eu não gosto de ir lá, sempre tem gente usando as quadras e eu me sinto totalmente intrusa. há boas praças para esporte, mas na zona mais rica da cidade, claro.

a cidade tem uma infinidade ridícula de totens com o nome da milionésima obra que o prefeito fulano fez em seu mandato. parece uma tradição e ninguém se incomoda com a propaganda eleitoral fora de hora. vou fotografar, porque precisa ser visto. são totens de um metro de altura, azuleijados, feitos de cimento ou concreto, que ficam pra sempre marcando o fantástico asfaltamento da ruazinha não-sei-das-quantas, eternizando o prefeito por não ter feito mais que sua obrigação como gestor público.

essa é a placa

dessa rua, que começa nesse carro e termina naquele fundo branco e laranja

a cidade tem (ou teria) Agenda 21, mas não tem coleta seletiva, por exemplo. nem um link fácil na página da prefeitura, sequer da secretaria de meio ambiente, sobre a agenda. ainda não encontrei uma loja de orgânicos nem um bom restaurante vegetariano, mas ok, também ainda não procurei muito.

e, pior de tudo, minha única amiga nessa cidade tem passado mais tempo em Corumbá do que aqui. ou seja, fora o marido e o gato, o que me resta é solidão. estudando em casa certamente não será fácil fazer novas amizades. farei um curso de línguas na universidade semestre que vem aqui, pra mó de não endoidar de vez. imagina se eu fico mais maluca do que já sou? perco o marido, que tem sido tão paciente até aqui.

2 responses to “Just a matter of adjustment

  1. rsrsvc consegue, vc tem o dom de trazer e transformar as pessoas!

  2. Não é fácil, mas tente fazer um exercício de ver as coisas boas e lista aqui pra gente. Pode ser que tu passe a ver a cidade com outros olhos.E entra numa academia! pode ser que tu faça amizades🙂

Deixe uma Resposta

