Partida

Minha avó partiu. Depois de dois meses internada, os fios a que se segurava nesse mundo se romperam nesta tarde. Tudo que me passa pela mente agora são agradecimentos. A Deus por ter permitido que eu me despedisse dela adequadamente, com todo o carinho e amor que lhe pude dar no hospital. A ela por todo o amor e cuidado que ela me deu, por todas as coisas que me ensinou, por ter vivido tantos anos para me mostrar que faz parte de amar não deixar nenhuma manifestação de amor para depois, e faz parte de amar aprender a se despedir quando chega a hora.

Ela parte deste plano com 93 anos e sem ter conquistado seu maior sonho: aprender a ler. Parte com 93 anos que viram a revolução verde chegar, a revolução tecnológica que lhe obrigou a compreender a máquina que lhe dava o dinheiro da aposentadoria, mas sem ver a revolução social que lhe garantisse acesso a coisas tão básicas da cidadania. Uma dívida que este país têm com a geração dela, e com tantas outras que vieram depois.

3 responses to “Partida

  1. Puxa Gi, com a correria da minha viagem e a mudança só tô vendo agora. Mas com certeza ela pode sentir teu amor e da família e ter entendido a chegada desse momento.

    Gostar

  2. Claro que quando um ente tão próximo e tão querido se vai, fica um vazio. Mas o que a faz diferente, e todos deviam pensar dessa forma, é sua visão do todo. A preocupação com um problema que afeta tantos, acontecendo tão de perto, e as vezes temos preguiça de ajudar. Por vários anos venho prometendo a mim mesmo que vou ajudar minha mãe a aprender a ler melhor, a escrever e a usar o computador. Mas sempre há outras "prioridades". Espero que eu não vacile nisso, que não espere demais. Obrigado por me fazer lembrar disso Gi…

    Gostar

  3. Procurava partidas…Não destas, mas o seu post tocou-me!A minha avó celebrou ontem os seus 90 anos!!Estou de partida, vou para outro país dando um salto de fé! Na hora de partir para minha casa, a avó disse-me que nunca mais a veria!!!Sei que nos despedimos muitas vezes mas esta doeu mais… Não imagino como será a outra despedida, a definitiva!!!Pense sempre na sua avó como a fantástica mulher que foi!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

