Vai um suquinho aí?

Uma das coisas positivas (é meio poliana, eu sei…) dessa última semana de hepatite foi usar a criatividade pra fazer suco. Primeiro porque era só o que descia redondo por vários dias, até sexta tudo que eu comia dava a sensação de intoxicação. Segundo porque, depois da confirmação do diagnóstico, a recomendação de alimentação leve e vegetariana reforçou a importância dos sucos.

A única restrição total e geral é ao álcool. E por pelo menos seis meses. De resto, a recomendação é alimentação leve que não sobrecarregue o fígado, sem gordura, sem carnes, sem lácteos. Já estou muito melhor do que na semana passada, os olhos menos amarelos, mas ainda não estou 100%.

Abaixo segue uma lista dos hits do momento no meu copo. Antes, uma informação técnica: a minha máquina de suco é essa aqui, da Mondial, de baixa capacidade, que não gosta muito de folhas. Ela não faz bem suco de abacaxi, dá muito pouco suco, separa demais a polpa. Já suco de melancia sai uma lambança, tem que colocar um paninho em cima da máquina, senão respinga pra todo lado. Pra quem tiver máquinas melhores, os sucos saem mais caprichados.

Banana e kiwi
Dois kiwis grandes e uma banana média batidos no liquidificador com água. Dá um litro de suco, ou um pouquinho mais pra quem gosta de suco mais ralo. Fica uma delícia, a banana equilibra a acidez do kiwi. Não precisa adoçar, o doce da banana garante tudo.

Melão, couve e beterraba
Estranho, mas gostoso. Usei meio melão espanhol, 4 folhas de couve com talo e duas beterrabas pequeninhas, tudo passado no juicer. Dá uns 4 ou 5 copos. A beterraba se encarrega de adoçar o suco, a couve nem dá pra sentir e o gosto predominante é do melão.

Maracujá, couve e limão
Essa eu vi no Globo Repórter. Um maracujá, um limão inteiro (sem casca, claro) e duas folhas de couve com talo, tudo batido no liquidificador com água. Nesse eu coloquei duas colheres de açúcar demerara, pra equilibrar um pouco o sabor, muito ácido. Super refrescante, o gosto predominante é do maracujá.

Mamão, banana e limão
Quatro fatias de mamão, uma banana média e suco de um limão, tudo batido no liquidificador com água. Bati até completar um litro porque gosto de suco grosso, pode dar mais pra quem gosta de ralo. O limão dá um toque perfeito para equilibrar o doce das outras duas frutas. Sem açúcar, claro.

Laranja, cenoura e maçã
É o clássico da semana. Cinco laranjas, uma cenoura grande e uma maçã, tudo no juicer. Dá uns 4 copos. Pra variar, algumas vezes eu coloquei salsinha também, uns quatro talinhos frescos. Dá um toque sutil no suco.

Provem e depois me contem.

One response to “Vai um suquinho aí?

  1. Pingback: navegantes | venusemcrise

Deixe uma Resposta

