Dengue x Hepatite

Notei pelo registro de buscas aqui das estatística que tem várias pessoas chegando aqui atrás de algumas informações sobre dengue.

Primeiro, o site do Ministério da Saúde é a melhor fonte para tirar dúvidas sobre dengue. Acessem: http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920

Agora algumas coisas que descobri por conta do meu erro de diagnóstico. No começo achei que era dengue porque os sintomas iniciais são os mesmos: dor de cabeça, dor no corpo e febre alta. Depois veio a dor abdominal, que também tem sido registrada em casos de dengue, principalmente da hemorrágica. Meu médico percebeu que era hepatite quando começou a icterícia: xixi escuro, olhos amarelos, pele amarelada.

Daí se abriram duas possibilidades de diagnóstico: dengue evoluiu para hepatite, hepatite vital. O exame para dengue deu negativo e o da hepatite confirmou a do tipo A.

Então, pessoas que chegarem aqui atrás de informações sobre a dengue: o vírus da dengue também pode afetar o fígado, não é em todos os casos, mas parece que é bastante frequente. Assim, pessoas com dengue podem ter sinais de icterícia, como xixi escuro e olhos amarelos.

Mas sempre é bom ter certeza do que se trata, então, se tiver dúvidas, peça o exame sorológico para dengue. O teste sorológico é caro e a maioria dos diagnósticos tem sido feita a partir dos sintomas e acompanhamento da evolução do caso, principalmente na rede pública. O que não é ruim, considerando os dados epidemiológicos, surtos, etc.

Segunda coisa importante: paracetamol é o analgésico mais hepatotóxico à venda no mercado hoje. A única substância analgésica que não pode ser tomada é ácido acetil salicítico, o AAS, por causa do risco de hemorragia. Então outros analgésicos mais sofisticados, desde que não contenham AAS, podem ser tomados.

No meu caso, o fato de eu ter confundido hepatite com dengue e ter tomado paracetamol para a febre durante três dias só fez piorar meu quadro de dano ao fígado. Talvez se eu tivesse tomado dipirona, tivesse passado um pouquinho menos mal. Para quem quiser mais informações sobre hepatite, o Ministério da Saúde também tem uma página cheia de informações: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1523

7 responses to “Dengue x Hepatite

  1. Estou na mesma situação, mas deram muiiito alto os resultados. 200 num dia
    depois 400 e depois 600

    E a médica disse que pode começou com degue, amanhã faço exames de hepatite

  2. Nossa! Parabéns! Estou na mesma dúvida de diagnóstico. Com TGO e TGP alterados. Aguardando resultado da hepatite.

  3. eu tive dengue e vou fazer a sorologia, mas as transaminases tgo e tgp deram alteração no figado.e eu estou em repouso por causa disto

  4. Meu namorado está tendo isso hoje, e vc me esclareceu o q eu tinha percebido. Valeu.

  5. Pingback: Os números de 2010 | venusemcrise

Deixe uma Resposta

