oh cirandeiro, oh cirandeiro ah

Hoje acordei com espírito de faxineira mode on. Enquanto limpava a casa, variei a trilha sonora e dei play no Triêro. Pra quê! A música abriu o baú da memória e sacou de lá uma porção de saudades que eu nem lembrava que sentia.

Senti uma saudade imensa de dançar ciranda. A ciranda faz qualquer sujeito instantaneamente se sentir feliz, uma corrente de energia brincante que se espalha rapidamente e em menos de um minuto não tem ninguém parado. Ninguém escapa à energia de uma ciranda. De pés descalços, de preferência, e uma saia rodada para que a graça seja completa.

A ciranda me lembrou de muitas batucadas em Alta Floresta. Ô turma que sabe fazer uma festa, aquela lá. Foram várias batucadas nos anos em que morei ou frequentei aquelas paragens. Sempre tem um violeiro por perto, um triângulo, uns chocalhos, uma kalimba, um tambor ou outro batuque, de vez em quando uma flauta. Ninguém sabe cantar uma música inteira sequer, mas a diversão não depende disso. Cerveja gelada, belisquetes, às vezes uma noite de tapioca. As diversões simples são as melhores dessa vida.

E aí a saudade de diversões simples foi catar o CD Mecedina, dos Mambembrincantes. Saudades mais recentes estas, de festas no apê do Araes, sob os auspícios do casal Kaechele-Andrade, em Cuiabá. Comida boa, degustação de cachaças, música brasileira divertida e um sofá que desaparece da sala. As noites de Cuiabá ficam encantadoras em boa companhia. Eu nunca precisei de muito para ser feliz.

3 responses to “oh cirandeiro, oh cirandeiro ah

  1. Pingback: Os números de 2010 | venusemcrise

  2. Ai Gi, que delícia de post!
    Tantas saudades e tantas lembranças…
    Nostalgia antes da hora vale?
    Nesse momento estou em Cotriguaçu, já com saudades antecipadas, mas como dizem por aí, não se pode lavar os pés duas vezes na mesma água do rio.
    O bom de tudo é que sempre há uma nova água surgindo pela frente.
    E bola pra frente!
    Beijoes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s