Green jobs, good jobs. Hello, governos?

Faz horas que to vendo isso de empregos verdes serem mais estáveis e gerarem mais renda. Algumas semanas atrás entrevistei um ativista que dizia exatamente isso. Eu quero políticas de governo, não de partido, políticas de desenvolvimento que trabalhem com uma visão sólida de longo prazo e invistam no que está provado que dá certo. Exemplo: energia renovável como a eólica.

Entre as muitas coisas interessantes dessa entrevista publicada no Guardian, traduzo só um pedacinho que diz tudo. Os grifos são meus.

–> Existem cerca de 190 mil pessoas empregadas no setor europeu da energia eólica, nos 27 estados membros. Este número diz respeito a fabricação e manutenção das turbinas instaladas na Europa (a maior empresa mundial de energia eólica é uma dinamarquesa chamada Vestas). Isso não inclui os empregos criados na Europa a partir de turbinas eólicas instaladas nos Estados Unidos. A maioria destes empregos ainda é em terra. Nos últimos cinco anos, temos criado cerca de trinta novos postos de trabalho todos os dias do ano. Então esse é o nível de emprego que estamos falando. Esperamos que em 2020 – se formos cumprir as metas, nós estejamos empregando cerca de 450.000 pessoas na União Europeia. Quase 300 mil delas seria em terra e no resto offshore (quer dizer, no mar).

Ok que não temos aqui o mesmo nível de desenvolvimento indstrial que a Europa, mas que tal incentivos fiscais para trazer essas indústrias para cá em vez de investir em hidrelétricas condenadas ao fracasso, só para variar?

A entrevista foi feita eplo editor-chefe do Yale Environment 360, Fen Montaigne, com Christian Kjaer, CEO do grupo industrial European Wind Energy Association. A íntegra em inglês está aqui. O google translator faz um serviço razoável para quem não lê em inglês.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s