Você já achou alguma Bios por aí?

pra quem lembra da piadinha sobre o que é bios, foi exatamente assim que me senti tentando instalar o Ubuntu sozinha no meu netbook novo. autopapainoel-me-ei um este ano, após meses juntando dinheiros, mas infelizmente a máquina que eu gostei não vinha sem a porcaria do Windows. é revoltante que esse povo desobedeça descaradamente o código do consumidor que proíbe a venda casada de produtos!

eu não uso esse sistema operacional (so para os íntimos) há dois anos e não sinto nenhuma saudade. mas eu também nunca tinha dedicado meu tempo para descobrir como instalar o ubuntu em uma máquina. das duas vezes que precisei, paguei um micreiro altamente confiável para isso.

dessa vez eu queria fazer sozinha. queria aprender. eu gosto de saber como as coisas funcionam. daí meu amigo Rui Ogawa, que conheci há alguns anos na Unemat de Sinop/MT, me indicou entra pra lista Ubuntu-BR, cheia de gente experiente, que poderia me ajudar.

mas, exibida, comecei sozinha. abri o site do Ubuntu, segui os passos para gravar a iso da versão que escolhi (distro, para os íntimos) e vamos lá. mas quem disse que o pendrive inciava automaticamente quando eu reiniciava a máquina? foi uma novela. recorri à lista porque não conseguia fazer o troço rodar. achei que malvadamente o windows sabia que eu estava tentando aniquilá-lo e tentava de todos os modos possíveis me neutralizar.

eu desconfiava que precisava acessar a bios, uma simpaticamente tosca telinha azul, que me perguntaria se eu queria executar a coisa que estava no pendrive. geralmente quando as máquinas são ligadas, antes de aparecer a logo do so aparece rapidametne uma frase no pé da tela dizendo quais teclas você deve pressionar naquele exato segundo para acessar a bios. na minha essa frase não aparecia. é como você precisar consertar uma tomada e não conseguir retirar a tampinha que fica entre o interruptor e o buraco na parede.

as boas almas da lista me ajudaram a descobrir que tecla era essa no modelo específico do meu netbook e qual a forma certa de apertá-la e apartir daí foi só alegria. consegui dizer pro computador que ele tinha que ler primeiro o pendrive e me perguntar o que eu queria fazer, caso tivesse um enfiado na máquina na hora de ligar. instalei o ubuntu 10.10 para netbook e me senti a última coca-cola no deserto!

aos poucos, tenho outras coisas pra ajudar, pra deixar a máquina do jeito que gosto.

2 responses to “Você já achou alguma Bios por aí?

  1. Leonardo Medeiros

    Belo blog. Sucesso e bem vinda ao mundo do software livre. Aposto que nunca esquecerás do F2.. hehe Abraço!

  2. Gisele
    Interessante seu blog. Bom final de dissertação pra ti e o principal: não desiste do Ubuntu, hein!
    Até breve, na lista ou por aqui mesmo.
    Marta Vuelma

Deixe uma Resposta

