um matiz caboclo pinta o céu de vinho

Matiz Caboclo é mais que um capítulo à parte nesse de tudo um muito. é uma novela inteira. até começa com era uma vez.

Era uma vez uma moça contadora de histórias que queria casar, mas não sabia como manter a carreira de contadora de histórias no reino do seu príncipe encantado. O príncipe era lindo, gentil, e havia chegado montado num pássaro verde para salvar a moça da solidão. Ela tinha que ir para o castelo, príncipes encantados não se encontram em qualquer esquina! A moça ficou muitos e muitos meses fritando os pensamentos sem encontrar um caminho seguro até o castelo. E o príncipe, paciente, esperava.

Então um dia ela encontrou um mapa que tinha um caminho tortuoso, mas terminava de forma certeira dentro de uma sala de aula que ensinava jovens a contarem histórias como ela, pertinho do castelo do príncipe. Era a salvação! Resolveu tentar. O caminho fez uma curva imensa, lá longe, custou dois anos para ser percorrido, cheio de gente má sorrindo com maçãs envenenadas.

Ela passou muito frio, adoeceu, enfrentou todos os perigos, confiante de que tudo acabaria bem. Mas quando a moça chegou perto do final do caminho, teve um pressentimento: não iam querer mais contadores de histórias como ela perto do castelo! Entretanto, a moça não se desesperou. Ela amava muito o príncipe e logo pensou num plano B. Iria abrir uma tenda para contar histórias por sua conta, dentro do castelo do príncipe.

Consultou seu velho pai, um sábio tratador de leões ferozes de uma rara espécie chamada Imposto. Este lhe aconselhou a procurar um oráculo chamado Sebrae e um tratador de leões honesto lá reino do príncipe. A moça, muito apaixonada e ansiosa por seu happily ever after, ouviu seu velho pai com seriedade.

Ainda faltava um quinto do caminho que tinha tomado quando começou a fazer pequenas incursões fora rota para ouvir as orientações do Oráculo Sebrae sobre como fazer sua tenda de contação de histórias Nascer Bem. E foi acalantando essa nova ideia, consultando outros oráculos, preparando tudo com muito cuidado.

Ainda assim, ela não deixou de pensar naquela sala de aula do lado do castelo. Seria tão confortável, tão perfeito! Um dia, já bem perto do fim do caminho daquele mapa tortuoso, ela tomou coragem e correu lá para se apresentar. Ela sabia que teria que voltar alguns passos e recolher umas pedrinhas no final do caminho, mas não aguentou de ansiedade e foi lá mesmo assim.

Descobriu que seu pressentimento estava certo e que não teria nenhuma salinha de aula do lado castelo. Ficou sabendo que desde que o bruxo malvado chamado STF decidiu que ninguém precisa de faculdade para contar histórias, a universidade ia perdendo candidatos a contadores de histórias num ritmo alucinante. Ela estava certa, não tinha lugar ao lado do castelo do príncipe. O jeito era contruir mesmo sua tenda e contar histórias para quem lhe chamasse, de dentro do castelo.

E assim nasceu a Matiz Caboclo, uma tenda onde se faz comunicação ambiental com cor local, para quem quer falar sobre os matos com alguém que vive nos matos.

e para quem ficou curioso sobre de onde tirei esse nome, primeiro pense no sentido das palavras em si, depois pense em como elas fazem sentido para o meu trabalho. e só depois clique aqui e dê play.

2 responses to “um matiz caboclo pinta o céu de vinho

  1. Pingback: coragem? | venusemcrise

  2. óooo que linda história!!! espero que meu era uma vez que está começando também renda frutos tão bons🙂 E com certeza a matiz vai me dar uma mãozinha, pois muuuitos trabalhos vão pintar😉

    Tão legal ver que mesmo que o projeto inicial não tenha se concretizado, no final das contas outra coisa legal aconteceu e a razão principal se manteve😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s