Semana do Meio Ambiente?!

Belo Monte será construída, o Código Florestal finalmente virou Código Rural, mais (extr)ativistas foram mortos, a sede da Agapan foi destruída, as emissões de carbono aumentaram, um ônibus de estudantes terenas foi atacado e quase incendiado.. simbólica essa Semana do Meio Ambiente.

esses dias comentei no mural de um amigo no Facebook que às vezes me arrependo de não ter virado jornalista de revista de fofoca quando ainda tinha tempo. cobrir meio ambiente é um sofrimento terrivel, meus amigos. para cada pequena alegria que tenho ao ver agricultores se esforçando para produzir sem uso do fogo, com todas as dificuldades que isso implica, há um caminhão de más notícias esmagadoras me esperando na esquina.

é uma agonia sem fim. que não terá fim. um estado de angústia em que sei que vou viver até o fim da minha vida. de ver, ler, ouvir, saber que nossa espécie se compraz num canibalismo que não come a carne, mas a vida.

como podemos saber que estamos mudando o clima e não mudarmos nada? quando é que vamos abrir os olhos e realmente ver a desgraça e a miséria que nosso modo de vida espalha entre nossa própria forma de vida? quando vamos parar as máquinas e realmente nos esforçarmos para encontrar um jeito de vivermos melhor sem destruir as condições ecológicas que permitiram nosso florescimento? quando vamos pôr a mão na consciência e realmente nos esforçarmos para acabar com a fome e a miséria?

temos que a resposta seja nunca. nunca fizemos e nunca vamos fazer nada disso. esse mundo nunca existirá sem miséria, dor e sofrimento autoimpostos. não é Deus, não é o cosmos, não é destino, não é nada além de nós mesmos que nos proporcionamos toda essa desgraça. o outro nunca vai ser tão importante quando eu para a maioria das pessoas nesse mundo. porque nascemos todos com esse maldito livre-arbítrio e, para boa parte de nós, esse livre-arbítrio se transmutou permanentemente em foda-se.

nessas horas de total angústia meu único combustível é a esperança de que o pouco que posso fazer significará um pouco menos agonia para quem vier depois de mim. eu não vou conseguir mudar nada além de algumas vidas ao redor de mim. nem vocês.

Deixe uma Resposta

