Informação basta pro consumidor comprar consciente?

essa foi a pergunta que me motivou a escrever o trabalho que depois se tornou capítulo desse livro aqui ao lado, organizado pelos professores Valdir Morigi, Ilza Girardi e Cristóvão Almeida e lançado pela Editora Sulina esta semana, na Compós 2011.

no artigo Aproximações teóricas entre informação, consumo e cidadania ambiental eu uso os conceitos de informação que o português Fernando Ilharco apresenta no livro Filosofia da Informação, mais conceitos contemporâneos de cidadania e dialogo com as reflexões da Fátima Portilho sobre consumo e cidadania ambiental.

foi uma pequena aventura teórica um pouco fora dos campos onde eu costumeiramente me movimento em termos acadêmicos, quais sejam,  jornalismo e comunicação ambiental. para deixá-los mais curiosos, seguem os primeiros parágrafos do artigo. fora o meu, tem muita coisa legal no livro, que vocês podem ver no índice, aqui nesse pdf.

Introdução

Comunicação, informação e educação são frequentemente apontados como origem e solução para os problemas dos nossos dias. Tornou-se comum afirmar que as pessoas não votam bem e não exercem seus direitos porque não tiveram educação; que as pessoas não têm informação sobre coisas relevantes para suas vidas; que a comunicação é um quarto poder que em lugar de alienar as pessoas deveria libertá-las.

Para a solução de nossos problemas ambientais, as soluções mais amplamente apontadas costumam ser estas também. É preciso mais educação ambiental nas escolas, porque são as crianças que resolverão isso no futuro. As pessoas precisam de mais informação sobre o que está acontecendo com o planeta e o que pode ser feito para resolver esses problemas. A comunicação, mais especificamente a mídia, deveria informar melhor os cidadãos sobre isso. E no que toca os problemas ambientais, nos últimos anos uma nova palavra passou a representar a chave mestra que irá resolver nossos problemas: o consumidor, através de suas escolhas conscientes.

Se há algum grau de verdade em cada uma destas afirmações, também há um alto grau de mistificação e simplificação. Nem a educação formal tem o poder de resolver tudo, nem a informação é tão poderosa e libertadora, tampouco o consumidor é um super herói capaz de resolver a crise ambiental apenas com sua carteira.

O objetivo deste artigo é tecer uma aproximação teórica entre alguns destes elementos, a fim de buscar uma compreensão mais aprofundada dos muitos liames e tramas que tecem este cenário. Buscamos uma rápida olhada sobre a crise ambiental, tentando compreender aspectos de sua gênese e situação atual; em seguida buscamos olhar quem é o novo cidadão que poderá atuar em uma esfera pública que começa a superar os limites territoriais dos Estados-nação. Problematizamos a questão do consumo, buscando compreender quem é o sujeito consumidor e quais suas possibilidades de ação, quais seus limites e chegamos até a informação e comunicação. Neste cenário complexo, de que informação estamos falando? Que papel este elemento possui neste cenário?

Para um problema complexo como a crise ambiental planetária que vivemos, é preciso pensar de forma complexa. Os problemas ambientais interconectam aspectos ecossistêmicos, políticos, econômicos, sociais e culturais, de forma que a saída não pode estar em um dos campos, mas num misto de todos eles. Assim, não é possível olhar apenas para o consumidor, é preciso pensar no sujeito de forma mais profunda, talvez em um novo cidadão, consciente de sua condição planetária.

2 responses to “Informação basta pro consumidor comprar consciente?

  1. Oi Gi, e como eu adquiro um exemplar do livro?
    Abraço

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