planalto central em chamas

pra quem tá ligado na pauta ambiental eu não vou falar nenhuma novidade, pra que não tá tão ligado, dá uma clicada aqui e aqui se quiser entender melhor a coisa.

acontece que voei sobre Brasília duas vezes essa semana, em conexão. além de ficar puta com o indesculpável atraso no vôo porque não tinha ônibus suficiente pra transportar os passageiros do terminal até a aeronave, eu fiquei revoltada com tanta fumaça.

daí me dei conta de uma coisa: se nem em Brasília, debaixo do nariz do governo central do país, se consegue evitar que essa merda toda aconteça, que esperança podemos ter de que o restante do cerrado e a amazônia inteira queimem pra dar lugar ao “desenvolvimento”?

e não venham me dizer que é bituca de cigarro. as beiras de estrada queimam porque o Dnit e os responsáveis nas estradas estaduais não limpam adequadamente as margens, o mato cresce, a galera enche o saco de ver a vegetação crescendo a ponto de cobrir as placas e mete fogo.

nas cidades, eu vejo isso aqui em Campo Grande, os proprietários de lotes vazios não querem gastar com horas de máquina e gente pra limpar o mato e tocam fogo, é muito mais rápido.

nas florestas nacionais e unidades de conservação? eu aposto em proprietários e posseiros raivosos por terem sido barrados de explorar a área. ouvi dúzias deles ameaçando queimar unidades de conservação em MT. se eu não posso mais usar, então vou botar tudo abaixo, eles vão ver, não vai sobrar nada pra preservar.

toda a fumaça e os focos de incêndio que eu vi sobrevoando a região central do país me convenceram disso. o governo ou tá se lixando ou não tem a mínima capacidade de evitar ou sequer combater esses incêndios. se até o quintal de quem tem mais poder pra consertar essa porcaria queima alucinadamente, o que resta para os rincões esquecidos do país?

Deixe uma Resposta

