Pra raposa falar português com você

instalado o Mint descobrimos que, por padrão, o Firefox e o Thunderbird vêm em inglês. e nós num gosta disso, nós gosta que a raposa fale co’a gente em portuguêis. #comofaz?

a primeira coisa que eu faço é sempre procurar um tutorial no google. o segredo é acertar os termos de busca. pra quem instalou o Mint eu recomendo que o primeiro termo seja sempre LMDE. pra achar a dica de como por meu mozilla em português eu fiz a busca com esses termos: LMDE firefox 5 pt br.

Dica: onde ver a versão do firefox? abre o programa, clica em Ajuda na barra de menu, e depois Sobre o Firefox. a sua versão vaia parecer ali, embaixo do nome do programa.

bom. minha busca retornou alguns resultados, espei os três primeiros e escolhi o que achei mais simples. primeiro eu tentei instalar via add-on do firefox mesmo, mas não rolou, o add-on que achei era pra uma versão acima da minha. daí fiz a opção pelo terminal mesmo.

é simples como a vida deve ser. basta abrir o Terminal, digitar su (pra vc entrar como super usuário, lembra?), dar entre, por a senha, copiar com o mouse a linha de comando (ctrl+c e ctrl+v não funcionam dentro do terminal, lembra?)

apt-get install firefox-l10n-pt-br thunderbird-l10n-pt-br

colar com o mouse no terminal, dar enter e pronto. só fechar o terminal e quando abrir firefox tudo vai estar em português. eu não testei o thunderbird porque não uso programa pra baixar email, mas acredito que deve ter funcionado igualmente.

viram? como prometido, vou documentar tuda a minha experiência com a instalação e arrumação do meu Mint. bom proveito, LMDE newbies.

One response to “Pra raposa falar português com você

  1. Pingback: cadê a Times New Roman?? | venusemcrise

Deixe uma Resposta

