bug dos infernos nos meus navegadores

longo tempo sem atualizações, né? é que exatamente um dia depois do último post, esse daí de baixo, uma pane no meu navegador me impediu de acessar o blog ou qualquer outro site do wordpress. a porcaria já vinha acontecendo com o G1, mas achei que era alguma bobagem passageira. logo começou a se espalhar pro Terra, UOL e Yahoo. e não só no meu desktop, mas também no meu netbook.

como sabem, ambos estão com o LMDE como sistema operacional e eu achei que tinha conseguido a incrível proeza de instalar um worm nas minhas duas máquinas. tentei de tudo. como usuária bem treinada, segui o roteiro clássico do “ache sua pane”.

limpei o cache e todos os dados de navegação do Firefox (basta um ctrl+shift+del, visualiza os detalhes e manda ver em tudo, se uma hora vc precisar…). nada.

instalei outro navegador, o chromium (o google chrome para linux). o mesmo erro. instalei o Opera, outro navegador (aliás, adorável). a mesma bosta.

desistalei tudo com remoção completa pelo Gerenciador de Pacotes Synaptic, reiniciei a máquina e instalei de novo. um por um. nada. exasperação era meu nome.

daí comecei a pedir socorro. nenhum dos meus amigos geeks tinham visto coisa parecida. um deles até acessou remotamente a minha máquina (ver seu cursor se mexendo sem vc tocar no mouse é a coisa mais divertida e interessante do mundo computadorístico!). nada. ele fuçou tudo que pode e não conseguiu sequer descobrir que problema era. concordou comigo que talvez eu tivesse conseguido a façanha de instalar um worm. porque parecia um maldito worm.

sim, linux geralmente não pega vírus, mas não é impossível. e vc precisa ser muito, mas muito estúpido para instalar um na sua máquina. se quiser entender melhor isso, clica aqui no Ubuntu Dicas.

bueno, não tinha jeito, precisava formatar a máquina e reinstalar o sistema operacional. lá vamos nós baixar a última ISO e instalar a parada toda. máquina formatada, LMDE rodando, firefox aberto, wordpress.com digitado na barra de navegação e…? surprise, surprise. a bosta do bug estava lá.

eu queria me atirar da janela. seria alguma pane no LMDE? instalei o Linux Mint 12 (que não gostei). nada. numa tentativa desesperada baixei o ubuntu 11, fiz meu live usb com ele e abri sem instalar. nããããããããoooooo.

fui checar no notebook do meu lindo, que usa Windows, mas usa pouco em geral. lá estava a mesma porra de bug em todos os mesmos sites. tive certeza de que o problema não era meu adorável sistema operacional (e por milagre nem no windows também). era o modem. acreditem, era a bosta do modem.

fui pro oráculo tentar achar pessoas com os mesmos problemas. eu já tinha tentado isso, mas eu estava fazendo as perguntas erradas pro oráculo, preocupada com worms no debian e essas bobagens. então fiz a pergunta certa e o que encontro? outros mortais com o mesmo drama.

parece que é possível entrar uma espécie de vírus, não é esse o nome, mas eu não sei explicar a parada. alguma porcaria invade o modem, já que a maioria das pessoas não muda o usuário e a senha padrão de fábrica dos equipamentos, e direciona o cristão para o lugar errado mesmo quando ele digita o caminho certo até as teclas do teclado ameaçarem sair voando ante a ira do bom cristão.

a solução, segundo eles, era resetar o modem e configurar tudo de novo, de preferência atualizando o firmware e mudando a senha do modem. que não é a mesma senha da sua internet e nem a mesma senha do wireless.

pois hoje eu me meti a corajosa, vi uns 20 tutoriais no youtube (a propósito: ei, nerds do youtube, eu adoro vocês, mas Justin Bieber de música de fundo foi pra matar) e resetei os meus modens. eu tenho dois aparelhinhos separados, ambos TP-Link, um modem e um wireless router. resetar e configurar o modem foi moleza. o drama foi o wireless.

depois de fazer e refazer todos os malditos passos não tava rolando. o netbook reconhecia o sinal e a senha, mas não abria site nenhum· gritei por socorro e descobri que meu erro era pequeno – tinha que fazer uma ponte entre os dois equipamentos – embora eu nunca fosse descobrir isso sozinha (gracias, Johnny!).

pronto. modens resetados, atualizados, reconfigurados, re-senhados e o maldito bug dos infernos resolvido. oremos para que não volte.

se você está sofrendo do mesmo drama, tente entender um pouco mais nesses dois links aí abaixo. eu não vou nem tentar explicar como resetei os modens porque não entendi metade do que eu fiz, portanto, zero condições de explicar passo a passo. chame um cara de confiança e insista pro cabra trocar o admin/admin que vem por padrão nos equipamentos. ou se aventure pelo youtube como eu fiz.

Redirecionamento sites GVT e Oi
Problemas com sites Terra, UOL, G1

e aqui a imagem do maledeto bug (como podem ver, eu demorei pra conseguir arrumar…)


3 responses to “bug dos infernos nos meus navegadores

  1. Raquel Guimaraes

    Eu também uso muito meu celular, ainda mais pra fazer pesquisas. eu nunca tive esse bug ai nao, mas meu navegador era lento. uma amiga minha que me falou de um app pra otimizar o celular, é o app da psafe. ele e um antivirus… mas tem essas ferramentas pra ajudar tbm no desempenho do cel. no meu caso ajudou bastante. bjs bom dia.

  2. Drivers Restore Você não precisa mais instalar os drivers um por um após reinstalar o sistema operacional.

Deixe uma Resposta

