Quiabo para iniciantes

Vá dizer que não deu água na boca!

eu conheço uma pá de gente que não gosta de quiabo por causa da golesma. mas quiabo é uma delícia, tem baixas calorias e vitamina A e C. e tem um jeito rápido e delicioso de fazer quiabo sem golesma que vou mostrar aqui.

há anos, a Herta Wiener, da extinta Coolméia, me disse que pro quiabo não dar golesma bastava limpar com uma escovinha, pois os pelinhos externos dele eram agentes golesmentos, bem como retirar a tampinha e esfregar a tampinha na outra parte cortada para “chupar” a golesma. eu acredito na Herta, mas já fiz com e sem esses cuidados e deu na mesma (e com os cuidados dá muito trabalho). então segue abaixo o meu jeito.

eu sempre escolho os menores e mais fininhos porque os grandes muitas vezes estão fibrosos e duros e são ruins. primeiro tem que lavar bem os quiabos, depois corto as tampinhas e os cabinhos. daí eu pico em rodelinhas não muito grandes. aqueço uma panela grande, ponho óleo e quando o óleo está bem quente coloco o quiabo. não precisa encher a panela de óleo, é só um tantinho pra refogar. daí eu vou mexendo, mexendo, mexendo até eles começarem a ficar levemente queimadinhos.

a partir daqui pode botar sal e o tempero que você quiser. e não ponha água! não precisa. ele cozinha no óleo e na própria golesma que vai desaparecer conforme cozinha. e, muito importante, sal sempre depois que estiver mais sequinho, porque sal, você sabe, faz soltar os líquidos dos alimentos, então se você puser antes corre o risco de engolesmar seus quiabinhos.

os dessa semana eu temperei com sal, pimenta, cebolas e coentro fresco. espia aqui como refoga e abaixo outras etapas.

Deixe uma Resposta

