torta de cenoura e couve

ontem eu folheei meia dúzia de receitas de tortas de legumes e criei uma nova: torta de couve e cenoura. antes de torcerem o nariz, olhem a foto.

Torta de couve e cenoura
pronto. agora que já babaram, vamos à receita.

Ingredientes
200g de biscoito salgado
1 maço de couve
1 cenoura grande
1 cebola média
1 dente de alho
1 pedaço de embutido
2 ovos
manteiga/margarina, leite e óleo de oliva

Massa
eu comecei triturando o biscoito no processador que ganhei de presente da Mamys e da Nana quando casei, mas pode ser liquidificador mesmo, ou até batedor de bife… o importante é triturar bem. acrescenta manteiga ou margarina – eu uso aquelas culinárias, uma tripinha daquelas deve bastar. eu pus em pedaços dentro do processador porque tava com preguiça de sujar as mãos, mas não ficou no ponto. então, mão no biscoito. tem que ficar uma fafofa bem úmida que, pegando na mão, fique tudo bem grudadinho. se quiser uma versão mais light, põe menos manteiga/margarina e vai acrescentando leite aos pouquinhos, muito aos pouquinhos. feito isso, forra o fundo e os lados de uma forma, de preferência daquelas desmontáveis – mas isso é só um detalhe que facilita servir depois.

Recheio
no processador, usando a faca (tipo as pás do liquidificador) eu bati a cebola e o alho e fui acrescentando as folhas de couve. depois usei a lâmina de ralar pra cenoura. por fim, acrescentei meio salame que a gente comprou e não gostou de comer com pão – use qualquer um da sua preferência, salame, salaminho, linguiça calabresa…processei tudo bem lindamente e despejei em uma tigela. à parte, bati os dois ovos, pus um pouco de noz moscada, azeite e leite e misturei nos legumes processados.

depois é só despejar o recheio na forma, decorar e assar. leva em torno de 30 minutos no fogo médio/alto – mas isso depende de fogão pra fogão, o meu fogo baixo é baixo demais, só pra passar raiva. eu ainda acrescentei pimenta biquinho e decorei com rodelas de tomate e orégano.

leu, releu e achou que tá faltando alguma coisa, né? ela esqueceu do sal! não, não esqueci do sal. o biscoito ja tem sal, a margarina que usei também, e o salame era bem salgado. por fim, a pimenta biquinho dá um toque picante bem bom. então não precisa de mais nada. se quiser acrescentar pimenta, ervas ou cúrcuma, deve ficar bom. ponha sal só se for fazer uma versão vegetariana.

nós acompanhamos com um Perau 2006 da vinícola do Velho Amâncio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s