Computador velho funcionando como novo

quem acha que uma máquina com celeron já é peça de museu deveria aposentar seu windows. acabei de botar na ativa um desses com Lubuntu 12.04 LTS. e está funcionando lindamente, com dropbox e tudo.

foi assim: aqui no meu condomínio tinha um computador velho e empoeirado que se dizia estar estragado. duvidei e pedi pra ver. ele tava com o botão seletor de voltagem no 220v, acho que era por isso. mudei, liguei e voilá, a carroça estava operando seu windows XP. devagar, muito, muito, muito devagar,mas estava. propus tentarmos por linux nele pra ver se melhorava.

então tentei por meu amado LMDE nele com o live-USB e não rolou, na BIOS do troço tem uma porção de opções de USB mas o boot não começa por nenhuma delas. daí conversando com meu amigo Carlos, da Central Livre, descobri que talvez o computador, por ser antigo, não rodaria bem nem meu Mint, mas que havia opções leves de ubuntu, como o xubuntu e o lubuntu.

fui lá eu pesquisar os dois e optei pelo lubuntu, que achei mais simpático. queimei um CD com a imagem ISO dele e não rolou. achei que era pane na máquina recalcitrante mas Carlos me disse pra testar o CD no meu desktop e ver se não era o CD mesmo. testei e realmente o CD não estava fazendo instalar o lubuntu.

não sei vocês, mas eu tenho problemas com o Brasero, daí instalei outro queimador de CD que já usei outras vezes com mais gosto, o K3B, queimei a imagem ISO de novo e fui ao teste. quando liguei a máquina vi que o boot tinha voltado pras configurações antigas – pra ter uma ideia a data do sistema tava em março de 2004… mexi tudo de novo, salvei, meti o CD, reiniciei e tcharam!

por precaução, testei antes de instalar, tava tudo funcionando, lento mas tava. daí instalei. demorou pra instalar, da primeira vez, não sei porque, travou na atualização do pacote de linguagem. daí desliguei e comecei de novo. levou todo um episódio de The Good Wife ontem a noite pra instalar tudo, mas foi. não é uma maravilha de máquina, claro que ela é lenta, mas pelo menos não precisa mais ligar o computador e ir passar café enquanto ele carrega o sistema.

o uso desse computador não é nada sofisticado: planilhas de cálculo, editor de texto, acesso a internet, visualizar pdf. pra isso essa máquina serve perfeitamente, assim como o Lubuntu que está nela. deixei o Gnumeric (tipo excell) e o Abiword (editor de texto) que veio nele por padrão pra ver qual é, mas já vi que o sistema aceita LibreOffice se for preciso.

abri o Gerenciador de Programas e instalei o Dropbox e já baixou toda a pasta da administração que tenho compartilhada aqui na minha nuvem. desistelei todos os jogos de cartas (vem o ace of penguins instalado) pra ninguém cair em tentação e pronto. simples como a vida deve ser.

o próximo passo será ver se vale a pena conectar ele com a internet da Tim, pois a linha telefônica do escritório do condomínio é dessa operadora.

a máquina é um SempToshiba Celeron 2,4GHz Lince STC 2400 com 128MB RAM e HD de 40 GB, processador Celeron.

se o caro leitor chegou até aqui e ficou querendo saber mais, cadastre-se na Central Livre, lá tem um monte de gracinhas que nem o Carlos que podem ajudar. eu mesma também respondo a dúvidas, mas, vocês sabem, eu não sou técnica, apenas interessada.

Deixe uma Resposta

