O churrasco de ontem

Toda gaúcha sabe que o churrasco de domingo vira o carreteiro de segunda. Mas não precisa ser assim, há alternativas criativas e deliciosas para sair da chatisse gastronômica da tradição. aqui em casa, volta e meia o churrasco de domingo vira escondidinho. E a receita não poderia ser mais simples

– churrasco de ontem
– aipim
– cebola, alho, pimenta, salsinha, etc
– ovo
– leite
– queijo ralado

Corta o churrasco em pedaços, não precisam ser pequenos, é só pra ficar mais rápido. Põe na panela de pressão junto com o aipim, cobre de água e cozinha bem. Os objetivos são três: amolecer as fibras da carne, cozinhar bem o aipim pra ficar mais fácil de amassar e misturar o sabor da carne no aipim.

Cozidos os dois, pesca os pedaços de carne na panela e com um garfo desfia ela. Se tiver cozinhado bem, é só passar o garfo que as fibras da carne vão se soltar. Refoga alho, cebola e os outros temperos que gostar, adiciona a carne, refoga um pouco mais, adiciona umas duas ou três conchas da água do cozimento e prova o tempero. Te lembra que o churrasco foi assado com sal, geralmente bastante, então não vai precisar de sal no molho que tu acabou de fazer. Mas prova e vê se precisa corrigir alguma coisa no tempero e deixa cozinhar até engrossar o caldo, não pode ficar aguado.

Enquanto isso, amassa o aipim com um garfo ou aqueles troços de amassar batata. Se ele cozinhou bem vai estar se desmanchando também. Põe numa tigela, adiciona um ovo, um pouco de leite, o queijo ralado e mistura bem. A ideia é formar um purê de aipim. Prova e vê se precisa de sal. O queijo ralado já tem sal e tu cozinhou o aipim junto com a carne salgada, então… cuida desse coração, vivente.

Feito isso é só montar o escondidinho: uma camada de purê, uma de molho, outra de purê. Leva ao forno e deixa dourar um pouco por cima. Serve com uma boa salada, bem colorida. Se tiver uns dois peões estarvados na mesa, serve arroz também.

Tu tá te perguntando das quantidades, né, chirua. Depende do tamanho da família da sobra do churrasco. O que eu fiz hoje foi pequeno, só pra dois. Foram 250g de aipim, acho que umas 150g de carne e 1 pacotinho de 50 gramas de queijo ralado. Deu esse marinex de 0,8l cheinho até a borda. E tava de lamber os beiços.

3 responses to “O churrasco de ontem

  1. showw.. vamos experimentar aqui em casa tbm.. bjo Gi

  2. hum…. deve ser muuuito gostoso…. hehehehe eu só não gostei que tem que usar mil utensílios (panelas)… a coisa do carreteiro é essa tb, né? uma panela só….. ainda mais se tiver um feijãozinho para esquentar (essa é clássica tb)… hehehehehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s