Logística reversa – é lindo quando funciona

eu tinha uma impressora da HP que não estava mais funcionando. eu pensei em consertar, mas daí estava começando a ser importante ter uma que também fosse copiadora por causa da minha empresa, então em vez de consertar comprei uma multifuncional. daí guardei meses a outra tentando encontrar algum lugar que recebesse esse tipo de equipamento para consertar e pôr em bom uso novamente em alguma associação de bairro ou coisa parecida. não achei. não tem metareciclagem em Campo Grande, ao que parece.

então uma amiga me deu a dica de ver como funciona o projeto de reciclagem da HP, a marca da bichinha. fui no site, mandei um email perguntando onde devolver a impressora aqui em Campo Grande, dois dias depois recebi uma mensagem pedindo o número de série e modelo da impressora e meu endereço para que verificar onde eu poderia devolver. respondi. no dia seguinte recebi um email com orientações para postar a impressora no correio, sem custos para mim.

então só me custou o tempo de trocar alguns emails, imprimir e preencher o termo autorização, embalar a impressora e ir até uma agência de correios para dar o destino correto a  uma impressora que, de outra forma, ficaria enchendo de pó dentro de um armário. ir para no lixão não era uma opção para mim, mas infelizmente é para muita gente.

agora, a jornalista em mim está curiosa pra saber o quanto isso custa para a empresa, o que é feito com cada parte da impressora, o que é reaproveitado, o que não é, quantas pessoas devolvem impressoras quebradas como eu, se os custos disso estão embutidos no preço das novas impressoras… ah, que cachaça essa.

bom, o destino foi dado. para quem tiver uma HP velha e quebrada em casa, basta se informar no site do Programa de Reciclagem de Produtos HP. Segundo o site, você pode mandar cartuchos também. As informações dão a entender que é um programa para empresas, mas eu mandei um email mesmo assim, como pessoa física e não jurídica, e fui bem atendida.

One response to “Logística reversa – é lindo quando funciona

  1. Bom saber, pena que iniciativas como essas não são melhores divulgadas! Aqui na França várias lojas recebem todo tipo de eletrodomésticos e material de informática para reciclagem ou pelo menos para não ir ao lixo comum, pois acredito que nem tudo é reciclado. Daí a importância de pensar bem antes de comprar uma coisa nova quando a velha ainda funciona!

Deixe uma Resposta

