eu nunca fiz questão de ser a primeira em porra nenhuma. sempre me bastou ser boa. eu sempre tirei nota boa na escola, nunca fiquei de recuperação, nunca tirei nota vermelha no boletim. mas também nunca fui A melhor da turma.

no vestibular eram 50 vagas e 900 criaturas suando sobre 60 questões de múltipla escolha todos os dias, durante cinco dias, naquele típico janeiro porto-alegrense de 1999. bastou ser boa, passei em 25º lugar. não foi preciso tirar o primeiro lugar.

meu histórico escolar tem uma grande quantidade de As, mas também tem uma porção de Bs, alguns Cs e até um E de uma disciplina que abandonei. nunca me fez falta ter A em tudo para conseguir bolsa de iniciação científica, extensão, trabalho, nada disso.

pra passar na seleção do mestrado só precisei ser boa também. passei na prova, fui bem na entrevista, o projeto era bom o suficiente. pronto. no doutorado, de novo. 20 inscritos, eu fiquei em 4º lugar, 8 passaram. ótimo, eu precisava só de uma vaga, não da nota mais alta.

mas nessa porra desse mundo capitalista tem horas que não basta ser boa, é preciso ser A MELHOR, o primeiro lugar. fiz duas seleções para professora este mês, apenas uma vaga nas duas ocasiões. numa eram 14 almas sofredoras, fiquei em 3º lugar. na outra eram apenas três, fiquei em 2º lugar. ou seja, eu sou boa, mas não basta. e isso me dá um cansaço existencial que vocês não fazem ideia.

eu nunca fui uma criatura competitiva, nunca fiquei olhando o currículo dos outros, nunca fiz questão de passar na frente de ninguém. mas agora parece que não tem jeito, não basta ser boa, tenho que ser a maldita Número 1, a melhor égua no páreo.

e isso me cansa. cansa por mim, por tudo que eu trabalho e estudo. cansa também por todos os que ficam atrás de mim, que eu sei que também trabalham e estudam pra caralho e são tão gente boa como eu. a maioria, pelo menos.

maldito mundo capitalista competitivo assassino de auto-estimas e sonhos.

Deixe uma Resposta

