Porto Alegre e as memórias

bem como nessa música, Porto Alegre me faz muito sentimental. não sei se é aqui que vivo em paz, mas essa cidade é especial para mim. hoje vi pessoas que gosto muito, conheci um restaurante natural novo, andei pela cidade… deixei meus pés abrirem o baú das memórias.

comecei o dia na Fabico, onde entrei a primeira vez há 14 anos. sempre me sinto meio que voltando pra casa quando cruzo o bosque, mesmo quando ele está mal cuidado com estava hoje. fui na biblioteca encontrar uns livros que precisava folhear, tantas vezes estive lá, circular entre as suas estantes me fez lembrar que, apesar de todas as crises do ensino, do diploma, do currículo, aquela é uma boa faculdade.

passei longas horas com minha mestra eterna, Ilza Girardi, de quem fui bolsista na graudação, orientanda de monografia, mestranda, eterna pupila. no fim da tarde encontrei outro amigo queridíssimo pra um café na República, pertinho da João Pessoa, quase ali de frente pro van grog de meia duzia de madrugadas bêbadas.

dali caminhei até o Mercado Público. passei em frente à Casa do Estudante e ao RU, lembrando dos tempos de movimento estudantil, daqueles 20 e poucos anos agitados e com o mundo a conquistar, tão vibrantes, tão cheios de energia. segui.

desci a Dr Flores e fui curtindo os sons e os cheiros dessa cidade. Porto Alegre não é a cidade mais limpa e cheirosa do mundo, mas cheira à casa para mim. depois de quase 8 anos desgarrada, esta ainda é a cidade que meus pés conhecem de cor. a cidade confortável, onde circulo sem precisar pensar. a cidade cujas linhas estão guardadas em mim.

Porto Alegre nunca vai ter a revoada das garças no final da tarde e as águas de coco depois da caminhada até o aeroporto de Alta Floresta. nunca estará a uma hora e pouco do banho revigorante gelado de cachoeira na Chapada. nunca terá as dezenas de araras urbanas enchendo o céu de cor e algazarra como Campo Grande. mas nenhuma das outras jamais me tratá essa melancolia doce que Porto Alegre me traz. não digam a ninguém, Porto Alegre me tem.

Deixe uma Resposta

