Bolo de alfarroba

ano passado eu tinha ganho uma cesta de coisas deliciosas de alfarroba da minha mana, mas por algum caso do destino, o pacote de alfarroba em pó acabou no fundo do armário com um terço do conteúdo ainda lá, fechadinho com um clipe. hoje ele teve um destino glorioso (mas ainda preciso aperfeiçoar a receita)

Ingredientes:
100g manteiga à temperatura ambiente (vai por mim, facilita tudo)
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1 ovo
3/4 xícara de alfarroba em pó
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento

lembra sempre do conselho do Jamie Oliver: fazer doces é mais sobre química do que culinária, então a ordem dos fatores, as medidas e as temperaturas fazem toda diferença.

vamos lá: como sempre, liga o forno antes de tudo, porque tudo que tem fermento tem que assar em forno pré-aquecido. pronto. agora pega o liquidificador.

tem que bater bem a manteiga com o açúcar no liquidificador, depois bater o leite e o ovo e por fim acrescentar a farinha, a alfarroba e o fermento.bate tudo bem batido, despeja em uma forma untada e enfarinhada pequena e assa em fogo médio a baixo (no meu forno é no botão para 220-180 graus) por cerca de 25 minutos.

eu reguei ainda quente com leite de coco (tendo feito vários  furos antes pro leite penetrar no bolo) e cobri com coco ralado. mas acho que a alfarroba em pó deve dar uma daquelas coberturas clássicas com manteiga e leite que a gente faz com nescau. não testei porque usei toda no bolo.

é um bolo pequeno, então asse em uma forma pequena. eu peguei uma receita de bolo de chocolate de liquidificador, reduzi os ingredientes pela metade e testei com alfarroba em vez de cacau em pó. no original é uma xícara de cacau, mas eu acho que a alfarroba é mais seca e mais forte que o cacau e o meu poderia ter ficado um pouquinho mais úmido, então acho que 3/4 devem dar just fine. SAMSUNG SAMSUNG

Deixe uma Resposta

