tem seis semanas que mudei para São Paulo. ainda não sei o que contar dessa experiência a não ser que tenho trabalhado como um camelo. parece que isso é o que melhor traduz nossa Big (pine)Apple, mas não acredito que uma cidade seja feita só disso.

fato é que não tive tempo ainda de ser flaneur pela terra da garoa. o mais perto que tive disso foi um sábado na companhia de uma amiga cuia-tana, que mistura o melhor de Cuiabá e São Paulo e me permitiu vislumbrar uma cidade que tem esquinas cheias de histórias.

eu mal sei onde estou, ainda não navego com facilidade pela cidade, o máximo que aprendi foi a subir até a Paulista e pegar o metrô na Estação Brigadeiro. saiu disso, estou tão perdida quanto o cusco que caiu da mudança.

as poucas coisas que já entendi são desabonadoras. desculpem-me, paulistanos, mas vocês são todos loucos por acharem que as coisas nessa cidade são normais. não são. não sei em que país vocês acham que vivem, mas com certeza não é no mesmo Brasil que tem o PIB per capita equivalente ao da Costa Rica.

ok, eu sei que aluguei um apartamento e estou trabalhando em uma das zonas caras da cidade, mas é assustador o quanto as pessoas estão conformadas com o preço exorbitante de tudo. qualquer lanchinho numa padaria não sai por menos de R$ 15. pagar R$ 30 para tirar o excesso de pelos da sombrancelha faz com que eu me arrependa de não ter desenvolvido essas habilidades estéticas mais cedo. e não vamos falar de trânsito, por favor.

mas eu sei que São Paulo tem mais que isso. tem que ter.

fato é que ainda me sinto turista nessa cidade. como em uma viagem a trabalho. agora que tenho casa e meus gatos comigo, a sensação diminuiu um pouco, mas persiste. tenho nesse momento o coração e o pensamento divididos entre Porto Alegre e Campo Grande. a cidade cujos caminhos meus pés conhecem de cor e a cidade que retém meu porto seguro.

alguns dias é difícil viver a vida que escolhi. mas esses garotos estão certos. o que importa é o que nos quebra em duas cidades. três, no meu caso.

 

Deixe uma Resposta

