Suflê de legumes

nunca fiz suflê, este foi o primeiro.sucesso total e absoluto.

2015-11-29 16.13.48

usei meia couve flor e meio brócolis, mas pode ser qualquer legume mais sequinho, cenoura, ervilhas, pimentões. deve funcionar com beringela, mas ela tem mais água e pode não ficar tão sequinho. vamos à receita.

Ingredientes
meia cebola roxa
meia couve flor pequena
meio brócolis pequeno
manteiga
4 ovos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermeno
queijo ralado
sal, pimenta, mostarda, etc.

Preparo

a ordem dos fatores altera o resultado, então, para garantir que fique macio, fofinho e sequinho, tem que seguir.

tudo começa ligando o forno para pré-aquecer. receita com fermeno sempre em forno quente. em seguida, unte e enfarinhe a forma. usei uma quadrada média. de vidro, claro, alumínio é blerg.

refogue a cebola e os legumes beeem picadinhos na manteiga e reserve. vai esfriar enquanto o resto é preparado, de modo a não cozinhar a massa antes de ir para o forno. não refogue demais, é só pra dar uma amaciada nos legumes, senão vão ficar moles demais. (sim, claro, pode refogar com oliva ou qualquer outro óleo, pode inclusive não refogar, só passar uma água quente pra amaciar.)

separe as gemas e claras dos 4 ovos em duas vasilhas. bata as gemas com 10g de manteiga e o tempeiro que gostar, eu pus uma colher de sopa de mostarda (tipo aquela dijon), páprica, pimenta do reino e uma pitada de sal. pode usar margarina? não sei, não gosto de margarina, nunca uso, mas suponho que sim.

bata bem, acrescente as duas colheres de farinha e a meia colher de fermento, bata mais até ficar homogêneo. bati com garfo mesmo, é pouco volume para uma batedeira, mas fica ao gosto do freguês. vai ficar uma massa grossa, é isso mesmo.

na outra vasilha, bata as claras em neve, com uma pitada de sal. não precisa chegar ao ponto de suspiro, mas bata bem para nevar realmente toda a clara, sempre fica um pouco no fundo. capriche.

despeje o refogado na massa e misture bem. com isso, a massa que estava grossa vai ficar mais suave. adicione as claras em neve e misture suavemente. suavemente é importante, é isso que  vai garantir que o suflê fique aerado, fofinho, nhaam.

despeje na forma untada e enfarinhada e cubra com o queijo ralado. eu usei queijo prato ralado (sabe quando o mercado rala os pedaços finais das peças pra vender até o fim e fica tipo aqueles de pizzaria? foi esse). é mais gostoso e suave que o parmesão ralado de pacotinho. não recomendo usar fatias de mussarela, vão pesar demais e baixar a massa.

forno alto, na prateleira mais de cima, por 35 minutos e: à table!!

2015-11-29 16.11.53

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s